sexta-feira, 28 de novembro de 2008

55 ANOS SIM, E DAÍ?

Juceleyde Campos
Advogada
Março 2008

A benção da maturidade me facilita a vida. Aprendi a viver intensamente um dia de cada vez, a fazer menos perguntas. Esperar menos respostas e contentar-me com cada alvorecer, cada anoitecer. Aprendi a agradecer mais, a dar mais atenção aos sinais que a Vida me dá quando estou para decidir algo. Aprendi a deixar barato ou mesmo nada cobrar, quando algo me magoa e eu não consigo revidar, até porque hoje já não me apetece revidar muitas coisas. Aprendi que quando desejo mal a alguém, jogo no vento veneno, e que o veneno primeiro envenena o frasco que o contem. Aprendi a ouvir mais as pessoas, a olhar mais nos olhos do meu interlocutor, a me colocar um pouquinho no lugar daqueles que me questionam. Aprendi que posso chorar, quando meu peito se repleta de angústia ou de saudade, pois já não quero esconder sentimentos ou escamotear fragilidade. Que não preciso a todo tempo me fazer de forte, super mulher, segura de mim. Aprendi que por mais que eu faça, nunca conseguirei o afeto de todas as pessoas que prezo e daquelas me circundam. E assim, libero-me para beijar, afagar, abraçar e ninar quem eu quiser, totalmente sem medo de ser feliz. Aprendi que a crítica é um caruncho horrível que não encerra benefício algum, é sempre destrutiva, sempre deprecia o alvo, sempre mata sonhos. Depois de tanto tempo escolhendo caminhos, percebi que todos os caminhos me levam a Deus porque Ele está em todos os lugares. Aprendi que não preciso acreditar que Deus existe. Eu sinto que Ele existe, e isso me basta. Aprendi que já não preciso preocupar-me com a opinião das pessoas a meu respeito, porque eu já sei quem sou e a estrada percorrida me libera de qualquer pedágio para continuar caminhando. Aprendi que a Paz é uma conquista do espírito em prova e eu sou apenas uma partícula de luz aguardando o momento de se apagar na Terra para voltar a brilhar mais forte e bela noutra dimensão. E voltarei, quantas vezes necessário for, porque só retomando os passos dados consertarei aqueles que pisei errado. Finalmente, hoje eu sei que já recebi tudo o que preciso. Continuarei aprendendo indefinidamente. SOU FELIZ!

Um comentário:

Ginásio Experimental Carioca disse...

Muito bem, Jucy. 55 anos bem vividos e bem apreendidos. Parabéns pela sabedoria.